Formando a sua Comissão de Formatura

Eai, querido formando!
Vocês têm dúvidas sobre como montar a sua Comissão de Formatura?

O momento mais esperado durante toda a sua trajetória como estudante, acredito que seja formatura, certo?

Porque ela vai além de uma festa, é a concretização de um sonho. É saber que uma etapa importantíssima da vida foi vencida. É sentir que todo o seu esforço finalmente valeu à pena. A formatura, representando tudo isso e mais um turbilhão de emoções, é o momento de convidar as pessoas que te ajudaram durante todo o processo, seja direta ou indiretamente, para compartilhar dessa grande vitória da sua vida.

Mas para coroar esse dia tão esperado fazendo com que tudo saia perfeito, é preciso que se forme uma comissão para cuidar de todos os detalhes.  Imagine só se toda a turma tivesse que participar de todas as reuniões? Seria uma confusão.

Mas você sabe como formar uma Comissão de Formatura? Nós vamos te ajudar.

Essa organização é feita pelos alunos, afinal, quem melhor que os próprios para saberem como querem cada detalhe da festa?  Geralmente os formandos que já tem um perfil de liderança demonstram seus interesses em participar das decisões e a turma elege, dentre os interessados, seus representantes através do voto. Por ser uma tarefa árdua, é importante que cada integrante tenha, além de um espírito de liderança, seja organizado e confiável à turma. O número de integrantes que compõe a Comissão vai variar de acordo com o tamanho da turma.

Por isso, irei citar para você as funções mais comuns e fundamentais.

  1. Presidente: Esse é o cargo de maior importância. O presidente irá presidir todas as reuniões e terá a palavra final nas decisões. Também irá entrar em contato com os fornecedores e assinar seus respectivos contratos, tendo de repassar à turma posteriormente todas as escolhas, sendo transparente durante todo o processo. Por isso é importante que o escolhido tenha espírito de liderança e seja uma pessoa confiável à toda turma, além de ter uma maior disponibilidade para resolver todos os assuntos.
  2. Vice – presidente: além de ser o braço direito do presidente, auxiliando-o a tomar as decisões, o vice-presidente pode assumir as funções do mesmo em sua ausência.
  3. Tesoureiro: o formando a ser o tesoureiro, irá cuidar de toda a parte financeira. Fará a cobrança da mensalidade dos alunos, efetuará os pagamentos dos fornecedores ficando também de olho nos prazos. Geralmente esse cargo vem acompanhado de um Vice-tesoureiro. Devem prestar contas ao presidente e ao vice-presidente constantemente.
  4. Secretário: Deve anotar na ata todas as decisões tomadas durante as reuniões. Também é responsável por manter sempre atualizada a agenda da comissão e pode auxiliar os demais membros como conselheiro, ajudando nas tomadas de decisões. Também pode vir acompanhado de um vice-secretário.
  5. Coordenador de Eventos: O promotor de eventos não é um cargo obrigatório, mas sua função é de extrema importância. O formando a ocupar esse cargo, fica responsável por realizar eventos que tenham como intuito arrecadar fundos para a formatura.

 Quando a turma é pequena e, consequentemente, o número de integrantes a formar a comissão de formatura também é pequeno, uma única pessoa acaba assumindo mais de um cargo. Como por exemplo: O tesoureiro também promove eventos para arrecadar dinheiro; o vice-presidente também anota as decisões na ata, e assim por diante. Funções comuns acabam sendo feitas pela mesma pessoa. Tudo isso deve ser bem conversado na distribuição dos cargos e na votação para eleger a pessoa mais apropriada.

É importante frisar que, apesar das delegações, ninguém é superior a ninguém dentro da comissão de formatura e todos estão trabalhando em prol dessa comemoração especial na vida de cada formando. Um bom relacionamento com a turma faz toda a diferença, então nas principais escolhas, é importante que todos participem. Todos os casos exigem o máximo de transparência possível para com os outros alunos e entre si.

Gostaram do conteúdo? Então não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais e visitar o nosso site para dar uma olhada nos modelos de convites para convidar a quem você ama para a sua festa. Beleza?

Até o próximo artigo!