Escolhendo o Paraninfo e o Patrono da turma

Eai, querido formando!

Está chegando a sua reta final da fase acadêmica e você descobriu que sua turma precisa escolher um Paraninfo e um Patrono/Patronese. Mas aí bate aquela dúvida: O que exatamente é isso?

Se acomode na cadeira/sofá ou onde estiver que vamos te explicar, afinal, são pessoas importantes que serão homenageadas e essas informações devem conter no seu convite de luxo de formatura.

Procurando no dicionário a gente encontra as seguintes definições:

Paraninfo:
1 Na Grécia antiga, amigo do noivo que ia com este buscar a noiva.

2 Título daquele que é homenageado por um grupo de formandos em uma solenidade de colação de grau; padrinho.

3 Pessoa que se escolhe para receber essa homenagem.

4 OBSOL Padrinho de um batismo, de um casamento, de um duelo etc.

5 FIG Pessoa que ampara, incentiva ou sustenta certas atividades ou aqueles que delas participam.

Fonte: Dicionário Michaelis

Em todas as definições nós podemos concluir que o Paraninfo/Paraninfa é a pessoa que irá apadrinhar a turma, dar suporte, ser o conselheiro na vida profissional que está se iniciando. Normalmente é um professor que tenha uma grande identificação com a turma e é um profissional admirado pela mesma. A escolha deve ser feita de forma democrática pela turma.

No dia da formatura, o Paraninfo deve fazer um discurso onde terá a oportunidade de agradecer a homenagem recebida pela turma, afinal só pessoas importantes recebem essa função, e poderá dar um conselho que sele o fim da vida acadêmica e início da vida profissional de cada membro da turma.

Patrono:

2 Indivíduo notável que defende uma causa, uma entidade, uma pessoa; protetor.

7 POR EXT Pessoa escolhida por um grupo de formandos para tutelá-lo e receber as homenagens na cerimônia de colação de grau.

Fonte: Dicionário Michaelis

Essas duas definições já nos ajudam a discernir o que é o Patrono/Patronese. Assim como o Paraninfo, ele(a) é um profissional homenageado pela turma. Aqui a turma escolhe um profissional admirado por eles. Receber o título de Patrono é uma honra para o profissional, pois é ter seu trabalho reconhecido no mundo acadêmico.

Nos Estados Unidos, é comum que o Patrono escolhido seja uma celebridade ou um ex-aluno da universidade. Por isso sempre vemos rolando pela internet discursos de formatura do Barack Obama, Michele Obama, J.K. Rowling, Steven Spielberg, etc. No Brasil já não há esse costume. Os alunos preferem referências mais próximas e de profissionais da área.

Ambos são escolhidos através de um consenso com toda a turma.

Agora que você já sabe o que são esses dois títulos, pode fazer uma reunião com sua turma para decidirem os nomes a serem homenageados.

Nos encontramos no próximo artigo e nas nossas redes sociais, não esquecem de nos seguir lá.

Até lá!