Anel de Formatura

O simbolismo do anel em nossa sociedade é bem forte e presente. Por exemplo: Sabemos quando alguém é comprometido e até mesmo o nível desse comprometimento só de olhar para a aliança em seu dedo. Grandes reis do passado usavam um anel para representar o seu poder, o que dispensava a coroa no dia a dia. Dentro da igreja, quando um Papa morre, é destruído o seu anel e reforjado para o novo Papa, simbolizando também a renovação.

Diante desses fatos, conseguimos discernir que o anel representa uma passagem, um fim e início de importantes ciclos da vida. No mundo acadêmico, o anel de formatura não poderia ser diferente.

Você já viu alguém ganhando um Anel de Formatura e ficou se perguntando de onde saiu essa tradição e qual o seu significado?
Apesar de tradição, não é um costume muito forte nos dias de hoje aqui no Brasil. Mas ainda existe e atinge, principalmente, as mulheres. No Brasil, é de costume que os pais ou a família dê como presente dessa passagem e grande vitória.
                Para entendermos melhor essa cultura, o costume surgiu nos Estados Unidos na Academia Militar de West Point em 1835. Eles usavam o anel como honra à formação e como orgulho pela instituição em que estudavam, por isso o anel trazia o emblema da Academia. Logo, outras instituições adotaram essa mesma cultura e se transformou em tradição.  Com o passar dos anos, as características do anel de formatura mudaram. Ao invés do emblema da instituição, é colocado a do curso ou vem acompanhado de uma pedra preciosa com a cor que represente o curso.
Por exemplo:
A Safira azul, representa otimismo, tranquilidade, meditação e paz. Dentro dessa categoria entram cursos como: Administração, Psicologia, Engenharias, Publicidade, etc.
A Esmeralda, sua cor verde representa a vida e a natureza e também transmite fidelidade, confiabilidade. Por isso, cursos como Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Medicina Veterinária, etc..
Ametista: Essa pedra é associada a habilidades psíquicas e cura mental. Dentre tantas habilidades, acredita-se que ela pode trazer seriedade, sinceridade, paz, alegria, calma, espiritualidade e motivação ao profissional, ajudando a eliminar o estresse. Os cursos que são contemplados com essa jóia são: Gastronomia, Geografia, História, Estudos Sociais, entre outros.
Rubi: com  sua uma cor vermelha, essa pedra representa o amor, paixão, fidelidade.. E são usadas em cursos da área de humanas e artes. Desses cursos, temos: Direito, Bombeiro, Jornalismo e Oficial de Justiça.
Turmalina Rosa e Verde: essa pedra preciosa vem representando os processos criativos e diz muito da concentração e equilíbrio espiritual. Aqui estão representados cursos como: Cabeleireiro, Ecologia, Design de Produto, etc
Topázio Azul e amarelo: capaz de trazer sorte, alegria, calma e bom humor. Na cor azul temos os cursos: Economia, Biologia, Ciências Navais, etc; e no Amarelo: Farmácia, Radiologia, Bioquímica, etc.
Granada: pedra incita o poder de decisão, a fidelidade, a simpatia, a ousadia e a coragem. Curso: Odontologia.

É claro que pode haver uma variação quanto ao uso de cada pedra preciosa. Mas todas possuem o mesmo sentido e um coroamento pelo fim de um ciclo e início de uma fase conquistada.

Gostou da informação? Aproveita e use as cores do seu curso para compor o seu convite. Vai lá no nosso site e dá uma olhada nos convites que já desenvolvemos.